Como devemos lidar com a ansiedade de forma correta?

Vamos ensinar como se deve lidar com a ansiedade de forma mais eficaz!

Quem ainda não se sentiu ansioso? A verdade é só uma. As pessoas nos dias de hoje sentem-se cada vez mais ansiosos e na maioria das vezes não sabemos muito bem qual é a razão.

Por vezes sentimo-nos perdidos, sem saber o que fazer perante um obstáculo por mais pequeno que seja. Esta vem sendo uma temática cada vez mais debatida no nosso blog, pelo que hoje decidimos aprofundar a temática.

como-lidar-com-a-ansiedade

Aquilo que hoje apresento é o resumo de um artigo que li na internet de um dos maiores especialista na área. Pelo que irei tentar ser o mais fiel possível à sua opinião em relação à ansiedade.

Mas afinal o que é a ansiedade?

De uma forma muito abstracta ela está relacionada à preocupação em relação a algo real ou ilusório, pelo que a nível da mente/corpo ocorrem determinados fenómenos no sentido de antecipar recursos para lidar com algo no futuro.

Acontece também que muitas vezes ocorre por algo que aconteceu no passado e que de alguma forma nos deixa desconfortáveis e agarrados de alguma forma ao passado.

Uma coisa que quero deixar bem claro é que a ansiedade pode ser benéfica para o nosso sistema. Muitas vezes a ansiedade moderada leva-nos a preparar para encarar um desafio

Mas iremos falar da ansiedade mais típica, relacionada com o futuro.

 

O que acontece em determinados cenários, é que as pessoas começam-se a preocupar com cenários hipotéticos ou catastróficos e aí o problema fica mais difícil de controlar.

É normalmente quando alguns medos e dúvidas nos paralisam e bloqueiam a nossa vida em determinados contextos.

Se você está numa situação aguda, a minha recomendação é que procure apoio personalizado, na sua área de residência ou através de apoio online, o mais rápido possível. Por vezes a ansiedade toma uma proporção tal que temos muitas dificuldades em lidar sozinhos com ela.

algumas-consequências-da-ansiedade

Normalmente as pessoas sentem-se cansadas, tensas, deprimidas e sem uma razão muito específica para tal. Sentem que o pensamento voa muito rápido e têm muita dificuldade em travar. A preocupação é constante e as pessoas referem que interfere com o seu dia-a-dia, nomeadamente a nível do sono, alimentação, concentração, humor, e ainda referem que existe um aumento dos pensamentos negativos e pessimistas.

 

Mas tenha calma, porque existe solução e pode ser bem mais fácil de resolver do que pensa!
Aquilo que vou explicar de forma mais simplista de seguida é como controlar o hábito de nos preocuparmos com a preocupação. Sem dúvida que por vezes a preocupação até pode ser benéfica, mas nos temos o habito de achar que ela é sempre prejudicial e se aparece é porque algo corre mal. E nem sempre é assim. Uma das forma simples de começar a lidar com a depressão é apenas aceitar que ela existe. Mas pode ficar por aí, apesar de nem sempre ser fácil.

Vou deixar aqui algumas dicas simples para abordar a ansiedade:

1ª Dica: Aceitar com compaixão que existem coisas incertas na vida. Já pensou para pensar que podem existir coisas que você quer controlar e prever sobre as quais não tem controle nenhum? É preciso ganhar tolerância à incerteza.

2ª Dica: Pode decidir algumas momentos do dia para se preocupar. Já imaginou definir mentalmente que haverá um momento do dia em que irá debruçar-se sobre determinada situação. E prometer que não tem intenção em resolver o problema para já. Acredite que terá os recursos que precisa quando lá chegar.

3ª Dica: Esclarece afinal de contas o que o preocupa. Muitas vezes estamos perante uma preocupação, mas não sabemos muito bem aquilo que nos preocupa. Por vezes ajuda, ver o problema ou obstáculo com maior detalhe. Às vezes percebemos que as preocupações são por distorções de alguns pensamentos e estão desfasados da realidade.

4ª Dica: Aprenda a relaxar. Relaxar é a melhor forma de alterar a sua fisiologia e por sinal melhorar quase de imediato o seu humor. Pela relação com o seu estado emocional e hormonal.

5ª Dica: Adopte hábitos saudáveis. Traga para a sua vida aquilo que o faz sentir bem, nutra sentimentos e pensamentos saudáveis. Acredite em si, procure ajuda para estar alinhado com os seus valores e intenções mais poderosas para a sua vida.

Espero que tenha gostado do nosso resumo. E não se esqueça da dica principal. Se já lida com este tipo de situação à algum tempo, procure ajuda de um profissional.