Os benefícios do Yoga para a sua vida – Opinião de um Osteopata

Quais são alguns dos benefícios do yoga para a sua vida, corpo e mente?

Nos últimos anos, muito se tem falado acerca dos benefícios do yoga na nossa vida. São apontadas várias melhorias a nível do bem estar geral, diminuição dos níveis de stress, melhoria dos níveis de felicidade, enfim uma variedade de benefícios.

como-ter-o-yoga-na-sua-vida

Apesar de existir muita informação espalhada pela internet, onde pudesse ir buscar algum conhecimento para passar, decidi ir entrevistar directamente um profissional de saúde com formação especifica em yoga e saber qual a sua opinião. Fiz uma série de perguntas e tirei uma série de dúvidas pessoais e decidi resumir e apresentar para de seguida vocês puderem ler. A formação básica é osteopatia, e tem especialidade Yoga Kundalini de Hollywood na Califórnia.

Como foi a descoberta do yoga e como integra na sua prática clínica?

Acredito que o corpo humano dotado de inteligência própria tem a capacidade de auto-cura. Acredito também que muitas das questões que me apareciam em contexto clínico, como dores crónicas ou outras situações crónicas, tinham por base questões emocionais mal resolvidas ou situações de stress graves que se mantinham na vida das pessoas. E o corpo vai nos enviando informações de várias formas de como essas questões se vão manifestando.

Partindo deste pressuposto, sempre tentei pesquisar para além do óbvio, daquilo que era apresentado como sintoma das pessoas. Tentava ir perceber de que forma o estilo de vida, rotinas, auto-estima, situações de stress do dia-a-dia estavam a influenciar a vivência das pessoas.

Num grande número de pessoas, percebe-se que andam em “piloto automático”.

como-sair-do-piloto-automático

 

As pessoas deixaram de ter tempo para lidar com as suas questões ditas emocionais, tentaram de se questionar acerca do caminho que estão a percorrer, deixaram que se perguntar acerca dos seus sonhos e objectivos de vida mais excitantes. Basicamente deixamos de acreditar que podemos entregar mais ao mundo.

E porque vamos nos esquecendo que quem somos e do que andamos a fazer?

Regra geral nascemos e desde logo começamos a ser influenciados por várias crenças e modelos de sociedade limitantes. De uma forma geral é nos incutido que devemos começar a estudar, ser bons alunos, tirar um curso superior, entrar para o mercado de trabalho, esperar pela reforma e basicamente o nosso grande objectivo de vida, ou o nosso grande propósito de vida está concluído.

Não quero que se sinta mal ao ler estas palavras, mas a minha opinião mais sincera é que isto não tem nada a ver com o seu verdadeiro grande objectivo de vida ou missão de vida, como lhe queira chamar.

E o que acontece é que passamos a viver em desalinhamento com quem realmente somos e aquilo que achamos que devemos fazer, em prole de estarmos a corresponder às expectativas daqueles que nos rodeiam ou da sociedade em geral. Sem dúvida que uma das áreas mais importantes que devemos trabalhar na vida e o yoga pode ser uma ferramenta importante para ganhar mais clareza é a nossa missão ou propósito: o nosso caminho ou direcção, a nossa grande contribuição para o mundo. Por isso eu costumo recomendar um livro sobre o propósito de vida, se quiser saber mais, clique aqui.

Como o yoga se tornou uma ferramenta importante para auxiliar na descoberta dessas situações mais profundas

Costumo dizer que no meio de uma turbulência emocional ou agitação do dia a dia não conseguimos ver nada de forma clara. Precisamos que baixar estes níveis de agitação para ganhar mais clareza em relação ao nosso ponto de vida atual. É preciso saber como e onde estamos em relação à nossa percepção que temos da nossa realidade atual.

Esté é o primeiro ponto de partida. Sem isto ninguém consegue saber qual a sua direcção, sem isto todos os passos e decisões que tomemos podem ser meros tiros no escuro.

E aqui a ferramenta que melhor me ajudou e melhor ajuda a os meus clientes é o yoga. Ajuda-os a ter maior clareza e distanciamento dos seus problemas, conflitos e situações de stress para que de seguida se possam tomar as decisões mais conscientes (e não se esqueça que não tomar nenhuma decisão ou não fazer nada é estar a tomar uma decisão).

Não estou a dizer que é a única ferramenta que recomendo, mas a inicial sem dúvida.

quais-os-benefícios-do-yoga

Tirar o pé do acelerador, como costumo chamar, tem vários benefícios para a saúde em geral, tanto a nível químico, hormonal e fisiológico, como tal nenhum profissional de saúde deve ignorar estes benefícios.

Quais alguns dos benefícios que procura para o seu tratamento, quando usa Yoga?

Sempre que proponho que as pessoas iniciem um curso ou prática de Yoga, costumo dizer outros dos benefícios que pode vir a ter, tais como:

  • Redução de peso
  • Melhor respiração, energia e vitalidade
  • Protecção contra lesões
  • Aumento da força muscular
  • Melhoria do desempenho atlético
  • Maior flexibilidade
  • Melhor desempenho atlético

Um agradecimento ao osteopática Tomas Flegger, pelo seu testemunho e dicas.