A maior questão relacionada com a nossa saúde mental e até espiritual: O Propósito de Vida

Como conseguir atingir uma saúde mental e espiritual equilibrada?

Muito se tem discutido em torno desta questão, mas poucos o têm aplicado na prática. Vemos muitas áreas do conhecimento se questionarem e pesquisarem sobre os mais variados problemas e pseudo-diagnósticos apresentados pelos pacientes.

como-ter-saude-mental-espiritual

Vemos alguns diagnósticos médicos apresentados, como depressão, fibromialgia, problemas gástricos, hiperactividade, cancros, entre outros, sem que se faça uma pesquisa mais aprofundada sobre o estado emocional da pessoa nos vários contextos que ela labora.

Continuamos claramente a cada um querer tratar da sua quinta, sem que as demais áreas do conhecimento nos tragam algo de valor. Pois bem, hoje irei revelar a grande questão por detrás de muitos dos problemas de saúde das populações.

Não quero com isto dizer que é única questão importante e mais prioritária na sua vida. Por exemplo se têm uma dívida, sem está sem emprego, ou se está numa situação aguda de doença, claramente o procurar dentro de si o propósito de vida não é prioridade.

Vamos então investigar porque abordar a questão do propósito de vida ou caminho a percorrer (existe até quem chame missão de vida) por ser um complemento importante nas abordagens terapêuticas, sejam elas quais forem.

Por que o propósito de vida é importante?

Ter noção do nosso propósito ou direcção a seguir na vida, pode ajudar a resolver muitas crises e conflitos internos. Até se costuma dizer que estar bem consigo próprio é a melhor forma de guiar a sua vida e claro está ter uma saúde mais equilibrada.

Conhecer as nossas verdadeiras razões para caminharmos, sabermos aquilo que nos motiva e excede, ajuda-nos a enfrentar os nossos desafios do dia a dia, e facilitar o processo de crescimento pessoal. Alguém que conhece os seus sonhos e objectivos, e que os coloca em prática, costuma-se dizer que vive em alinhamento. E é esse grande alinhamento interior que ajuda a dissolver muitas questões difíceis do quotidiano.

importância-do-propósito-de-vida

É óbvio que muitas coisas do passado podem interferir nesta procura, mas é através da entrada nesta caminho de procura, que nos vão sendo reveladas alguns “pesos do passado” e quais as melhores estratégias para nos libertarmos dele.

Não pense que recomendo que faça este trabalho sozinho. Lembre-se se quer ir rápido vá sozinho, mas se quer ir longe vá acompanhado.

Eu acredito, que corpo e mente se influenciam mutuamente. E não é à toa que muitas das patologias têm como causas conflitos emocionais ou também ditas causas psicossomáticas (conceitos semelhantes). Portanto tratar da nossa saúde física, implica tratar da nossa saúde mental. Há quem diga que o propósito de vida faz até parte da nossa saúde espiritual. Mas não me irei debruçar sobre esse assunto, visto que não é o propósito.

Se neste momento sentir que a sua vida está a precisar de novos sonhos, está a precisar de se libertar de velhas rotinas e situações maléficas para a sua vida, recomendo que comece a trabalhar o seu propósito de vida ou missão. Será a ponte para os seus maiores sonhos e objectivos e viver a sua vida num estado emocional mais agradável.

A minha recomendação para fazer um trabalho terapêutico aprofundado na procura do seu propósito de vida ou missão

Procurar alguém especializado nesta área vai ajudá-lo imenso e poupar muito tempo na sua vida. Acredito que ter uma pessoa especializada vai ajudá-lo a descobrir melhor qual é a sua verdadeira razão de existir, muitas das suas crenças e valores mais importantes.

Além disso, saberá com mais firmeza algumas pedras que carrega e que terá de se libertar. Acredito que algum sofrimento poderá surgir, e ter alguém que nos ajude a dar um sentido mais profundo pode ser a força motivadora para nos fazer crescer.

No processo terá muito provavelmente a algumas técnicas que serão importantes para entrar em contacto com o seu eu mais interior e assim cuidar da sua intuição, guiando a sua vida de uma forma mais fluída. No meu caso a meditação e Yoga foram fundamentais.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>